Introdução
PAINÉIS PARA INSTALAÇÕES RADIANTES
Seguidamente, detalham-se os modelos, medidas e demais características técnicas dos painéis dos diferentes sistemas anteriores: painéis de tecto radiante com gesso laminado (acabamento contínuo); painéis modulares Cuadro (tectos falsos ou desmontáveis) e painéis radiantes para parede com gesso laminado. As diferentes referências constituem uma completa gama de soluções que optimizam o emprego de material. Esta modularidade facilita o ajuste da instalação à geometria da divisão e permite alcançar a qualidade de superfície activa necessária com o mínimo número de peças, o que se traduz num importante redução do seu custo e do tempo necessário para a sua instalação.
A BECLI oferece diferentes soluções de aquecimento e arrefecimento radiante por paredes ou tectos.
As principais vantagens derivadas deste tipo de instalação são:
- Escassa inércia térmica: um vez que a instalação é posta em funcionamento, as paredes e o tecto radiante transladam o calor, de maneira quase imediata, aos corpos sólidos que o rodeiam pelo que a divisão aumentará a sua temperatura rapidamente. A distância mínima existente entre os tubos e a parte externa da superfície radiante permite mais velocidade no intercâmbio de energia deste tipo de climatização. Além disso, comparado com um sistema de chão radiante, a uma mesma temperatura do fluido no circuito, a superfície de intercâmbio numa parede ou tecto, apresentará uma maior variação da sua temperatura, obtendo um maior rendimento em menos tempo.
- Ambientes mais confortáveis: o corpo do ser humano desenrola-se verticamente pelo que a a radiação que melhor recebe é a que lhe chega perpendicularmente, ou seja, a que lhe chegaria desde uma parede. Um muro pode enviar ou absorver o calor, ou porque se torna uma parte activa do sistema radiante, ou por causa do intercâmbio com outros corpos que o rodeiam sejam o chão ou o tecto. Logicamente também influem os ganhos ou perdas térmicas que possa receber desde o exterior.
– Possibilidade de refrigeração: os painéis de tecto ou parede e as adaptações adequadas ao sistema, permitem utilizá-los para refrescar no verão, fazendo circular água fria pelas tubagens (importante: para evitar a condensação, é necessário controlar a humidade da divisão).
– transferir o calor com menos obstáculos: o painel do tecto não dificulta a decoração do espaço. Não impõe a colocação de objectos ou máquinas na divisão para que o sistema funcione.
– ideal para reabilitação: neste tipo de utilização apresenta uma grande vantagem pois não é necessário intervir no pavimento ou chão do edifício. Os trabalhos de alvenaria praticamente desaparecem.